Com a economia aquecida, as oportunidades também podem aparecer neste período
RIO - É comum ouvir que, no final do ano, as empresas param de contratar e as vagas de emprego ficam mais escassas. No entanto, com o atual cenário de aquecimento econômico, os especialistas em recrutamento e carreira recomendam que as buscas não parem.
- As empresas focam em preencher as vagas que estão em aberto e não tanto em abrir novas vagas, a não ser posições urgentes. Naturalmente isso dá uma desacelerada, mas, com o aquecimento do nosso mercado, o impacto dessa desaceleração é bem pequeno, o que garante um bom volume de contratações no final de ano - analisa William Monteath, diretor de operações da Robert Half, no Rio de Janeiro.
Miguel Cruz, consultor da Brain Inteligência em Talentos, explica que muitas empresas, principalmente as grandes, reservam o período de final de ano para consolidar os números do ano e fechar o orçamento dos 12 meses seguintes.
- Por isso, talvez exista a percepção de que há menos processos seletivos em andamento e que os existentes possam se tornar mais lentos - afirma.
Mas o especialista não acredita que isso deva desmotivar a procura por um novo emprego.
- Se o profissional deseja efetivamente se recolocar, deve continuar procurando, sem dúvida. Muitas boas oportunidades também podem surgir nesta época do ano - ressalta Cruz.
O coach Sandro Pereira, diretor técnico da Provider TC, diz que, em função dos balanços de fim de ano, algumas companhias optam por evitar novas contratações:
- Mas, por outro lado, variados setores - especialmente os de serviços têm aumento de atividades no final do ano, o que impulsiona muitas contratações temporárias, que podem se tornar permanentes.
Fonte: O Globo
Postar um comentário Blogger Facebook